O Que é Rotary?

Rotary International é uma organização de líderes de negócios e profissionais, unidos no mundo inteiro, que prestam serviços humanitários, fomentam um elevado padrão de ética em todas as profissões e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo.

O objetivo do Rotary é estimular e fomentar o ideal de servir como base de todo o empreendimento digno, promovendo:
Primeiro - O desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidade de servir;
Segundo - O reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional;
Terceiro - A melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um na sua vida pública e privada;
Quarto - A aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando a consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.


PAUL HARRIS: O FUNDADOR
            Paul Percy Harris nasceu em 19 de abril de 1868 em Racine, Wisconsin, EUA. Paul foi um menino levado que, ao terminar o curso secundário, passou pela Academia Black River e pela Academia e Universidade de Vermont. Estudou Direito na Universidade de Iowa, onde adquiriu grande amor pela leitura.
            Após sua formatura, em 1891, decidiu viajar durante cinco anos estudando os ângulos da vida humana, até estabelecer-se como advogado em Chicago, cidade então dominada pelos vícios e pela ignorância, mas que com suas mudanças sociais proporcionava bons negócios em sua área.
            Certa noite, após jantar na casa de um amigo, Paul foi dar um passeio com este, parando em vários lugares onde se concentravam as empresas da cidade. Em cada uma delas, seu amigo o apresentava ao proprietário. Paul começou a pensar que seria uma boa ideia reunir um grupo de colegas de negócios em um ambiente de amizade. E ainda haveria uma vantagem especial se cada um representasse uma profissão diferente. Paul resolveu, então, fundar um clube de homens de negócios e profissionais para desenvolverem entre si relações de amizade e companheirismo.
            Paul foi casado com Jean Thomson Harris, uma meiga escocesa que iniciou uma nova vida dedicada ao movimento rotário, acompanhando-o até o resto de seus dias. À medida que a organização crescia, tornando-se internacional, sua missão expandiu-se além dos interesses profissionais e sociais de seus integrantes, que optaram por uma conduta da qual se originou o lema “Dar de Si Antes de Pensar em Si”, convencidos de que mais se beneficia quem melhor serve.
            Hoje, somos uma entidade que conta com mais de 1,2 milhão de rotarianos em mais de 200 países e regiões geográficas. Paul Percy Harris faleceu em 27 de janeiro de 1947, aos 79 anos.


Gustavus Loehr, Silvester Schiele, Hiram Shorey e Paul Harris
23 DE FEVEREIRO DE 1905: A FUNDAÇÃO
Na noite de 23 de fevereiro de 1905, Paul Harris reuniu-se com Silvester Schiele, comerciante de carvão; Gustavus Loehr, engenheiro de minas; e Hiram Shorey, alfaiate, fundando, então, o Rotary Club de Chicago em uma sala do Edifício Unity.

O nome escolhido para o clube foi Rotary, já que o plano era realizar encontros em esquema rotativo, nos escritórios de todos. O número de associados cresceu rapidamente, atraindo homens que obtiveram êxito em seus negócios. Logo, clubes de Rotary começavam a ser fundados em outras cidades e teve início a prestação de serviços. O objetivo inicial, que era o “auxílio mútuo”, foi acrescido ao “ideal de servir", visando especialmente a paz e a boa vontade entre as nações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário