História da Fundação

Durante quarenta e dois anos, de 1928 a 1970, o Rotary Club de Campos permaneceu como única unidade rotária na cidade de Campos. Em 1970, Paulo de Carvalho, sócio do Rotary Club de Volta Redonda, último Governador do então Distrito 457 antes do redistritamento que transferiu os clubes da região sul do Estado do Rio d Janeiro para o então Distrito 460, em sistema de compartilhamento com os do Vale do Paraíba, em São Paulo, autorizou os estudos para a criação de um novo clube rotário em Campos, designando para representá-lo nessa tarefa o Governador 1967/68, Santiago Carvalhido Filho.

Carvalhido era um rotariano convicto, sempre disponível para servir à instituição e aos amigos. Entusiasta da expansão rotária, aceitou a missão e saiu imediatamente em busca de nomes para formar o novo clube, que logo denominou Rotary Club de Campos São Salvador, em homenagem ao padroeiro da cidade.

O presidente do Rotary Club de Campos na época era o engenheiro José Coelho de Melo Lemos, que deu total apoio à iniciativa. Outro que se entusiasmou com a ideia, e muito trabalhou para concretizá-la foi o saudoso Alaís de Miranda Bastos, já eleito para presidente do RC de Campos para o período seguinte. Apoio para fundar o novo clube foi o que não faltou a Carvalhido, que teve a colaboração da maioria dos seus companheiros, empolgados, como ele, com a perspectiva de dotar a cidade de seu segundo clube de Rotary, seguindo o exemplo de Niterói, que já havia criado o RC de Niterói Norte.

A formação do Rotary São Salvador foi rápida. As reuniões do clube provisório, com trinta sócios fundadores, eram realizadas na Casa da Amizade, sempre às terças-feiras. O primeiro Conselho Diretor, com mandato para 1970/71, foi eleito em maio, tendo como presidente Andral Nunes Tavares e como vice-presidente Álvaro Monteiro Cruz. A partir de 4 de julho, quando recebeu o diploma de admissão em RI, o Rotary São Salvador passou a reunir-se em jantar na antiga sede social do Automóvel Clube Fluminense, na rua 13 de Maio, mantendo, contudo, a secretaria na Casa da Amizade.

A festa de instalação foi das mais concorridas, contando com a participação do prefeito da época, José Carlos Vieira Barbosa, de quase todos os companheiros do RC de Campos e de representantes da maioria dos clubes da região.

Ali se iniciava uma história de mais de quarenta anos de sucesso e trabalhos prestados à comunidade.

* Adaptado da revista comemorativa dos 30 anos do RC de Campos São Salvador (Junho/2000)



ASSOCIADOS FUNDADORES
Adilson Geraldo Coelho
Adolpho Strambi
Alberto Rosa Fioravanti
Almir Jesus do Nascimento
Aluizio Arêas Venâncio *
Álvaro Maia Marins
Álvaro Monteiro Cruz
Andral Nunes Tavares *
Aristeu Pessanha Gonçalves
Aylton Ferreira Lima *
Ayrton Miranda *
Chicrala Chicri Kezen
Chrystóvão Lizandro Albernaz Gomes
Décio Monteiro Cordeiro
Dib Abdala Chacur
Fernando da Silveira
Fernando Tinoco Ribeiro Gomes
Francisco Cordeiro
Gilberto Monteiro Cruz
Haroldo Horga
João Edward Rodrigues Silva
João Elysio Baldi
José Carlos Azevedo de Menezes
Neif Camis *
Nylson Cardoso de Souza *
Olímpio Guimarães Venâncio *
Oswaldo Barreto de Almeida
Oswaldo Santos *
Rafael Queiroz Martins *
Ricardo Eisenloahr
* In Memorian

Um comentário: