terça-feira, 4 de agosto de 2015

ROTARY CLUB DE CAMPOS – SÃO SALVADOR – PROJETO AMBIENTAL ESCOLAR.


Foi lançado nesta terça feira (21/07/2015), durante a reunião plenária do Rotary Club de Campos – São Salvador, o Programa Educação Ambiental, com o título – “Da Nascente à Foz: O que eu tenho a ver com isso?”
O objetivo principal do projeto é apresentar a questão hídrica regional aos educandos do Ensino Fundamental I e II das escolas municipais e estaduais dos municípios do Norte e Noroeste do Estado do Rio deJaneiro. 
Os objetivos específicos serão: - Sensibilizar sobre quais são os motivos da atual escassez de água, quais são os órgãos ambientais reguladores do seu uso; - Sensibilizar sobre o uso múltiplo das águas e seus conflitos; - Sensibilizar sobre a gestão das águas e sobre os Comitês de bacia: o quê são, sua atuação e como a sociedade pode participar; - Conscientizar a criança sobre a importância da preservação da água, como fazê-lo e seu papel como multiplicador e fiscalizador em sua comunidade; - Usar a arte como fonte de informação. 
O Impacto esperado será: Sensibilizar de forma direta, 1.000 jovens estudantes do ensino fundamental I e II, e de forma indireta minimamente 5.000 pessoas, quanto a gestão dos recursos hídricos na Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul.
De acordo com a programação, no inicio dos trabalhos haverá a apresentação da ONG ECONANZOL, do ROTARY CLUB e será apresentado um filme com aproximadamente 15 minutos sobre educação ambiental, que será disponibilizado para ser reproduzido em escolas, empresas e entidades de classe. As escolas, colégios, entidades e empresas que se destacarem no ensino da educação ambiental e na preservação do meio ambiente serão premiadas no decorrer do ano em diversas categorias.
O projeto abrange uma escala piloto e está previsto para começar pela Cidade de São Fidélis, no dia 21/09/2015, POSTERIORMENTE, São Francisco do Itabapoana, Campos dos Goytacazes e São João da Barra.
O projeto foi elaborado pela ONG ECOANZOL e tem a parceria do ROTARY CLUB DE CAMPOS SÃO SALVADOR e prevê a formação de parcerias com outras entidades.
Segundo o Presidente do Rotary Club de Campos São Salvador, Zenilson do Amaral Coutinho, o Rotary está empenhado em fazer sua parte dentro do conteúdo específico proposto, que visa a educação ambiental.



Nenhum comentário:

Postar um comentário